Banco de Imagens

Cartazes de Propaganda

                             

in Portugal Século XX, Crónicas em Imagens, de Joaquim Vieira

 

   

Para assinalar os dez anos de governo de Salazar, é editada, em 1938, uma série de sete cartazes intitulada “A Lição de Salazar”.

Estes cartazes foram distribuídos por todas as escolas primárias do país numa estratégia propagandística de glorificar a obra da disciplina e da ordem face à desordem e atraso próprios das fraquezas dos regimes democráticos.

Igualmente uma sala de aula com os ditos cartazes expostos no seu ambiente natural.

Exposição do Mundo Português (1940)

      

                                                                                         

O  Colonialismo no Estado Novo :

         

A defesa intransigente da manutenção do Império Colonial Português por parte de Salazar, levou-o a considerar as colónias como parte integrante do território nacional, sendo a administração destes territórios feita a partir do Governo Central.

A importância destes territórios coloniais devia-se ao facto de serem importante fonte de matérias-primas e um mercado para o escoamento dos nossos produtos.

 

         

 Em 1950, a Mocidade Portuguesa Feminina organizou um cruzeiro a África, constituído por uma delegação de cem raparigas. Algumas destas foram madrinhas de batismo de cinquenta e dois «pretinhos». A iniciativa foi amplamente propagandeada, bem ao jeito da política imperial do Estado Novo.

in Mocidade Portuguesa Feminina , de  Irene Pimentel

Caricaturas

João Abel Manta

  

Outras

  

Filatelia

 

Publicidade

Banda Desenhada

BD de ontem e de hoje

A Banda Desenhada não conhece idades e as suas histórias são dos mais variados géneros e estilos. Alguns dos exemplos aqui publicados entraram em Portugal ainda durante o Estado Novo. Personagens como Tintin, Astérix, Mafalda, Calvin,... foram evoluindo e contribuem, ainda hoje, para o entretenimento dos "jovens" dos 8 aos... 98!