Sabias que ...?

No regime Salazarista, alguns presos políticos eram enviados para estabelecimentos prisionais situados fora do país, como o campo do Tarrafal,  situado na ilha de Cabo Verde.

Por lá passaram cerca de 340 prisioneiros, muitos dos quais aí se mantiveram sem julgamento. Os interrogatórios e os métodos de tortura praticados pela polícia do regime eram extremamente violentos, tanto física como psicologicamente, conforma relato de um prisioneiro:

" A frigideira era uma caixa de cimento (...) O tecto era uma espessa placa de betão. Uma parede dividia interiormente duas celas quadradas. Tinha cada uma delas a sua porta de ferro, perfurada em baixo com orifícios onde mal se podia enfiar um dedo. Por cima, junto ao tecto, havia um postigo gradeado em forma de meia lua com menos de 50 centímetros de largura e uns 30 de altura. Estava exposta ao sol de manhã  à noite. Lá dentro era um forno. Aquela prisão merecia o nome que os presos lhe davam : a frigideira(...). Chegámos a ser doze numa área de nove metros quadrados."

Ficha da PIDE

   

Clique na ficha da PIDE de Abel Manta e tenha acesso a outras de figuras públicas como Maria Lamas                                          

 

Fotografias da exposição que decorreu no Aljube (2011) - A voz das vítimas  

 

      

         Visitas aos prisioneiros...                                    Sala de interrogatórios  

 

http://www.aljube.net/a_exposicao na exposição "A Voz das Vítimas" 

Pretendeu-se dar voz às vítimas da ditadura e contextualizar adequadamente a repressão que sofreram (adaptado da apresentação)

 

http://lusofonia.com.sapo.pt/literatura_portuguesa/PIDE.htm (A PIDE existiu. E torturou

Texto de Diana Andringa, Público, 16-04-1994, p.21)

 

http://aventar.eu/2009/04/10/a-sombra-de-caxias-ii-tortura-do-sono-e-quejandos/ (aventar.um blogue assumidamente de esquerda.postagem de Ricardo Santos Pinto)

 


   

   Arquivos da PIDE                                                        Curros ou Gavetas (clicar na foto)

A Tortura na Prisão Política, uma história contada na primeira pessoa